sábado, 30 de abril de 2011

DOCES DE COLHER





Foto: David Santos Jr./Foto Arena
Doces na colher, a medida certa para que todos queiram um bocadinho mais
Enrolar ou não o brigadeiro depois de pronto parece uma escolha prosaica, mas não deixa de exigir uma decisão. Se o leitor pretende se jogar no sofá para ver televisão, faz parte do pacote despejar o doce no prato até esfriar (ou não) e deixar para lá a cerimônia, o chocolate granulado e as cestinhas plissadas. Se a ocasião é festiva, no entanto, do tipo convidar os amigos para jantar e, na sobremesa, servir docinhos sortidos, não tem muito jeito. Há que se preocupar com a apresentação. Acomodados na colher de porcelana ou em pequenos copinhos de vidro, por exemplo, os doces são oferecidos na medida para deixar todo mundo querendo um bocadinho mais.
Na seleção feita para esta reportagem, separamos cocada, beijinhobrigadeiro, doce de abóbora e curau de milho verde, todos preparados por Nicolau Rosa, da Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa, em São Paulo. A recomendação básica é cuidar do ponto. “A consistência é mais cremosa do que a necessária para enrolar ou cortar, pois o doce não ficará firme. Para isso, utilizamos um pouco mais de manteiga do que nas receitas tradicionais e reduzimos o tempo de cocção, ou seja, paramos de cozinhar um pouquinho antes do ponto”, explica.
 

Foto: David Santos Jr./Foto Arena
Doce de abóbora com coco ralado, cravo e canela
Abóbora com coco
Tempo de preparo: 45 min (1 hora para esfriar)
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
½ Kg de abóbora de pescoço madura
Água suficiente para cobrir a abóbora
100g de coco ralado fresco
250g açúcar cristal União
Cravo e canela em pau
Preparo
Descasque e corte a abóbora em cubos de 3 cm x 3 cm. Em uma panela alta, coloque a abóbora, o açúcar, o coco ralado, a canela e o cravo. Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até a abóbora desmanchar. Se for preciso, adicione água quente. Reduza em fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau, até adquirir consistência cremosa. O tempo de preparo da receita é de 45 minutos, mas deve-se deixar esfriar por no mínimo uma hora. Sirva na colher depois de frio com canela em pau ou cravo para decorar.


Foto: David Santos Jr./Foto Arena
Beijinho: leite condensado e coco ralado
Beijinho
Tempo de preparo: 30 minutos (1 hora para esfriar)
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
100gr de coco ralado
Cravo da índia

Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela, mexa até adquirir consistência cremosa, sem ficar em ponto de enrolar. O tempo de preparo leva mais ou menos 30 minutos, mas antes de servir é preciso esfriar. Reserve por mais ou menos uma hora. Decore com cravo da índia.


Foto: David Santos Jr./Foto Arena
O ponto do brigadeiro de colher: pouco antes de descolar do fundo, desligue o fogo
Brigadeiro
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de manteiga sem sal
1 xícara de chocolate granulado
Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até atingir o ponto cremoso, antes de desprender do fundo da panela. Retire do fogo, deixe esfriar e sirva na colher com granulado por cima.


Foto: David Santos Jr./Foto Arena
Cocada mole e amarelinha: a receita sugerida pelo chef leva ovos
Cocada mole
Tempo de preparo: mais de 1 hora
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
200ml de leite de coco
250g de açúcar
100g de coco ralado fresco
15g de manteiga sem sal
2 ovos
4 gemas
4 cravos da índia
Preparo
Bata bem os ovos e as gemas até ficarem espumosos. Acrescente o coco e reserve.
Em uma panela coloque o leite de coco, o açúcar, o cravo e a manteiga e leve ao fogo por alguns instantes para derreter a manteiga. Adicione os ovos batidos fora do fogo, para que não cozinhem nem fiquem talhados. Cozinhe em fogo baixo até engrossar. O tempo de preparo é de mais ou menos 40 minutos, mas é preciso esfriar antes de colocar na colher e decorar com coco ralado.


Foto: David Santos Jr./Foto Arena
Curau de milho verde: na hora de servir, salpique canela em pó ou ralada
Curau de milho verde
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
4 espigas de milho verde tenro
½ litro de leite integral
100g de açúcar
1 pitada de sal
Canela em pó
Preparo
Corte os grãos do milho da espiga com uma faca e leve-os (o suco que se desprender do sabugo também) junto com o leite para bater no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Passe por uma peneira grossa. Leve o caldo coado para uma panela e acrescente o açúcar e o sal. Em fogo médio, cozinhe mexendo sempre até que levante fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dez minutos ou até que ganhe consistência cremosa. O tempo de preparo é de trinta minutos, mas é preciso deixar esfriar por mais meia hora, mexendo eventualmente para que não fome grumos. Sirva na colher e salpique canela em pó ou em pau para decorar.

Fonte:www.comida.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário