sexta-feira, 29 de julho de 2011

COMO FAZER CUPCAKES

Antes de preparar o Cupcake
Antes de preparar o cupcake, eu indico deixar tudo já arrumado. Ou seja, separar todos os ingredientes, tirar antecipadamente os ingredientes da geladeira, para chegarem em temperatura ambiente e preparar todos os equipamentos.
Equipamentos
Para fazer os cupcakes você vai precisar:
Xícaras e colheres medidoras:
Pra quem não conhece esses medidores, cada xícara ou colher corresponde à uma medida para lhe facilitar na hora de fazer a receita. Normalmente elas são divididas em 1 e 1/2 colheres de sopa; 1, 1/2, 1/4 e 1/8 colheres de chá e as de xícaras em 1, 3/4, 2/3, 1/2, 1/3, 1/4 e 1/8 de xícara. Algumas possuem também escrito no cabo as medidas em ml(mililitro) o que facilita ainda mais.
Balança:
Eu aconselho à quem estiver a fim de se aperfeiçoar na cozinha e obter cada vez mais melhores resultados, comprar uma balança. Hoje em dia você encontra elas em várias lojas e com preços ótimos. E ajuda muito na cozinha, pois além de existirem várias receitas onde as medidas só são em gramas, a balança lhe proporciona uma exatidão melhor na medição e consequentemente um melhor resultado na qualidade do seu cupcake.
Batedores:
Para fazer os cupcakes você pode utilizar a nossa querida batedeira ou fazer tudo na mão mesmo, com a ajuda de um “fouet” , pra quem não tem batedeira é ótimo.
Formas:
Você vai precisar de dois tipos de formas para fazer os cupcakes, as forminhas de papel e a forma de alumínio. Antes de assar você deve colocar as forminhas de papel dentro da forma de alumínio. Não é preciso untar. Depois é só derramar a massa dentro da forminha de papel, mas não pode encher até a borda pois o cupcake irá crescer e derramar, você deve encher até faltar mais ou menos um dedo até a borda. Existem vários tamanhos de forminhas de papel, mas o tamanho padrão é em torno de 5cm (base) x 7 cm (boca) x 3 cm (altura).
Assando o Cupcake
Você deve colocar a forma de alumínio no forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos. A forma deve ficar na grelha mais central do forno. Um pouco depois de passar da metade do tempo de assar especificado na receita, você deve começar a fazer o teste do palito, ou seja, enfiar um palito no cupcake e se ele sair limpo o cupcake está pronto mas, se sair sujo de massa ele precisa assar mais um pouco.
Depois de Assar
Depois de assar os cupcake, você deve deixá-los esfriarem por 5 minutos na forma de alumínio e depois transferi-los para uma grelha para terminarem de esfriar completamente. Isto ajuda a não deixar o fundo dos cupcakes úmidos.
Rechear
Para rechear não tem nenhum segredo, é só cortar o topo, retirar um pouco do miolo, rechear e colocar o topo de volta. Para ver fotos do passo a passo, é só entrar aqui.
Decoração
Existem várias formas de decorar o cupcake, ou você pode usar a famosa “pasta americana” ou cobri-los com alguma receita de cobertura. Normalmente os cupcakes são cobertos com “buttercream”, mas você também pode fazer um “ganache”, um marshmallow, uma cobertura com cream cheese, etc. E para essas coberturas você irá precisar de um saco de confeitar. Mas na verdade, na hora de decorar não tem uma regra, só a sua imaginação.
Armazenamento
Eu sempre indico a consumir os cupcakes o mais rápido possível, pois a cada dia que  passar eles perderão a qualidade. Mas se você realmente precisar guardá-los, sempre guarde-os bem fechados em lugar seco e arejado, por no máximo 5 dias.
Onde comprar
Hoje em dia,  é possível encontrar as formas em lojas de produtos especializados ou até em supermercados. Mas se você não conseguir encontrar na sua cidade eu aconselho a comprar pela internet. Existem vários sites que vendem todos os equipamentos necessários com preços ótimos e chega rapidinho na sua casa.

Fonte:www.pamelabrandao.com

3 comentários:

  1. bom dia!. Vc poderia me enviar alguns sites que encontro essas formas de aluminio pra cupcakes com um preço mais acessivel pois na minha cidade tem ,mas é caro. bjs aguardo retorno

    ResponderExcluir
  2. Oi,gostaria de saber se vc tem mais opções de conservação de cupcakes,por que minha irma vai se casar no mês de julho e eu fiquei responsável por fazer os doces e os mini-cupcakes que serao a lembrancinha e vou ter que fazer uns 2 dias antes do casamento,ele n vai ter recheio só a cobertura de ganache.Desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Olá.. gosto muito do seu blog!!! Vou comprar a balança e queria alguma indicação de marca de qualidade.. Obrigado :)

    ResponderExcluir